Todos os direitos reservados a Jorge Menezes Carreras, Coaching & Treinamento © 2018 por DC

 

COACHING PARA EMPRESA FAMILIARES

Conciliar ideias do dono conservador e do herdeiro inovador. Como fazer?


O segmento das empresas familiares é um nicho de negócios que se fortalece cada vez mais em nosso país. Fruto do espírito empreendedor do brasileiro, o fato é que esse mercado não para de crescer em número de empresas. Mas, a medida que essas pequenas empresas crescem e deixam de ser microempresas, cresce o conflito entre o antigo e o novo. Entram em choque a necessidade de mudança e a dificuldade do fundador em aceitar o novo e delegar poder para outras pessoas na sua empresa. Este cenário é complementado pelo surgimento da figura dos herdeiros que trazem consigo a vontade de mudar, a qual entra em rota colisão com a visão conservadora do fundador que é não mexer no que sempre deu certo. 


As empresas familiares passam todas pelo mesmo estágio de desenvolvimento e ao alcançarem um certo porte empresarial, o problema da delegação de poder se agrava com a necessidade da troca do comando, ou seja, a sucessão. 
Existe outro complicador muito forte no ambiente de uma empresa familiar que é a vaidade do dono. Ela é tão forte dentro dessas empresas que muitos profissionais de carreira, vindos de outras empresas não conseguem desenvolver o seu trabalho e desistem do projeto.


 O profissional de Coaching que iniciar um trabalho em uma empresa familiar, tem inicialmente, que desempenhar o papel de conciliador. Ele terá primeiro que trabalhar o conflito existente entre donos e herdeiros para então colocar em prática o seu plano de trabalho. Esse plano estratégico precisa passar pela aprovação dos dono e herdeiros para garantir que o projeto terá apoio e será bem sucedido. 


Um Coach de Carreira pode contribuir muito com um membro de uma família no sentido de:
•    Refletir sobre as aspirações profissionais e planejar sua carreira; 
•    Receber feedback claro e neutro sobre sua atuação na empresa: 
•    Aprender a separar os diversos papéis que ocupa, familiar, gestor, etc.; 
•    Desenvolver Competências de Liderança; 

O Coaching de carreira ajuda a pessoa a mudar de carreira, proporciona planejamento, definição e alcance de objetivos, trazendo satisfação profissional e equilíbrio. Ele pode ser aplicado para executivos da empresa, pessoas em cargos e liderança e também para os herdeiros que ocupem cargos na diretoria da empresa.