• Jorge Menezes

#10 Dica Cine Coach: Invictus


Trata-se de um filme que vale a pena ser visto com os olhos de um coach. Ele nos leva para alguns pontos de reflexão onde percebemos o quanto a fé em si próprio, a confiança nos propósitos pessoais e a certeza daquilo que queremos, podem levar-nos ao nosso grande objetivo final.


Este emocionante filme nos leva a pensar sobre a capacidade de um ser humano de perdoar. No caso de Nelson Mandela, ele passou 27 anos na prisão, em um cela minúscula, e foi obrigado a executar trabalhos pesados nas minas da África do Sul.


Mas, ele nunca desistiu dos seus propósitos e dedicou-se a estudar e entender as pessoas para as quais ele era um desafeto.


Quando ele saiu da prisão, ainda foi capaz de perdoar todos aqueles que lhe impuseram tão duro castigo. Ele procurou trabalhar pela unificação do seu país e pela erradicação, senão total, pelo menos parcial, do ódio existente entre os negros e os brancos.


O filme nos evidencia a habilidade de um líder em conduzir pessoas na busca de um grande objetivo e de uma meta principal, neste caso, a unificação da África do Sul.


Ele soube escolher as pessoas certas, tomou as atitudes certas e agiu nos momentos certos. Mandela demonstrou toda a sua habilidade ao usar o rugby, um esporte popular na África do sul, para trabalhar a motivação das pessoas, a erradicação do ódio, da raiva e das diferenças raciais.


Ele conseguiu aproximar etnias e pessoas de cores diferentes. Tudo em nome do seu país, que daria um salto nessa direção, se ganhasse a competição naquela época, a copa do mundo de rugby.


Desta mesma forma, como um profissional de coaching e mentoria, eu vejo a mesma situação dentro das empresas.


É preciso existir o espírito de crença naquilo que fazemos, nos objetivos da empresa onde trabalhamos e na confiança de que nossa equipe, pode e irá alcançar as suas metas.


Este sentimento fortalece o espírito de união dentro do grupo e os resultados, com certeza serão todos alcançados.

11 visualizações

Todos os direitos reservados a Jorge Menezes Carreras, Coaching & Treinamento © 2018 por DC