• Jorge Menezes

#16 Dica Cine Coach: Wall Street

Atualizado: 2 de Set de 2019


Wall street é um filme que nos retrata muito bem o ambiente e a atmosfera do mundo financeiro dos negócios o qual é vivenciado pelos profissionais desse mercado.


A história gira em torna da vida de um milionário americano, senhor Gekko, que tinha na especulação dos negócios e no jogo das informações privilegiadas o seu grande poder.


O filme nos mostra o quanto é forte o poder e a sedução que o dinheiro exerce sobre as pessoas, principalmente, aquelas que são mais ambiciosas e gananciosas.


Na minha opinião, ser ambicioso é uma qualidade, mas ser ganancioso é uma doença.

A pessoa gananciosa, prega da mesma forma que o senhor Gekko, a ganancia nas outras pessoas.


No filme o senhor Gekko fala para o seu aluno e seguidor que ele poderia ganhar na época 400 mil dólares por ano, ter uma casa, um barco, tirar férias entre outras coisas. Mas, ele não estava falando disso porque 400 mil dólares por ano não lhe interessavam. Ele queria 50 ou 100 milhões de dólares por ano.


No entanto, para alcançar esses mega objetivos, ele não se importava em corromper pessoas, ou mudar os valores de jovens que ele recrutava e os seduzia pelo dinheiro, tornando-os seus informantes. Tampouco se importava em quebrar outras empresas com as suas investidas vorazes no mercado de ações.


Ele já tinha quebrado seus negócios no passado, foi preso, saiu da prisão e logo começou a ganhar e recuperar todo o dinheiro perdido, mas não pela sua grande habilidade como negociador, mas, sim pela sua grande habilidade como manipulador de pessoas e resultados.


O filme mostra o quanto o dinheiro e o poder viciam as pessoas, sendo que quanto mais dinheiro ganha, mais o milionário ganancioso quer ganhar. Nesse ambiente selvagem da bolsa de valores, onde um grande número de profissionais trabalha, muitos deles ficam doentes ou passam a sofrer de depressão.


Entendo que a pressão é muito forte sobre eles e muitas vezes eles realizam negociações, através das quais eles sabem que muitas pessoas serão prejudicadas ou aniquiladas, mas o sistema lhes obriga a seguir em frente.


Devemos nos perguntar onde fica o ser humano no meio dessa selvageria. Acredito que devemos pensar cada vez mais sobre a ciência da felicidade a qual nos diz que: “devemos ser felizes para alcançarmos o sucesso e não alcançarmos o sucesso para sermos felizes”.


#instacoach #gestaodepessoas #rh #leadercoach #coach #consulting #coachee #carrercoaching #coaching #jmcarreras #líder #sucessoprofissional #empresa #company #motivacao #motivation #empreendedor #palestra #treinamento #work #coachingfamiliar #empreendedorismo #sucesso #geracaodevalor #motivação #autoconhecimento #liderança #mindset #empresario #trabalho #Wallstreet #filme

25 visualizações

Todos os direitos reservados a Jorge Menezes Carreras, Coaching & Treinamento © 2018 por DC