Todos os direitos reservados a Jorge Menezes Carreras, Coaching & Treinamento © 2018 por DC

  • Jorge Menezes

#4 Dica de Filmes Coach: A Corrente do Bem.

Atualizado: 6 de Nov de 2019


Este filme nos evidencia inicialmente os conflitos que podem existir dentro de uma família ou de um núcleo de pessoas. Sempre que alguém romper um elo da constelação familiar ou do núcleo onde vive, os efeitos negativos e os problemas decorrentes dos mesmos não tardarão a aparecer.


Ficou evidente que não havia pertencimento entre mãe e filho, sendo que o filho chegou a dizer que odiava quando a sua mãe dizia que lhe amava.


O filme reforça a necessidade da importância de tentarmos sempre conhecer um pouco, pelo menos, a história das outras pessoas. Cada um de nós tem a sua história de vida repleta de fatos e acontecimentos marcantes. Apenas julgar e criticar sem conhecer melhor o seu semelhante, parece-me ser um dos maiores males da nossa atualidade.


Por isso, devemos acreditar o quanto uma pessoa pode empoderar as outras, bastando ela acreditar nas suas ideias, nos seus ideais e na sua vontade de realizar o bem.

Este filme nos evidencia inicialmente os conflitos que podem existir dentro de uma família.


Sempre que alguém romper um elo da constelação familiar, os efeitos negativos e os problemas decorrentes dos mesmos não tardarão a aparecer. Neste caso, o pai era viciado em álcool, a mãe também bebia para afogar as suas mágoas e decepções e o pequeno Trevor acabou sendo a grande vítima do rompimento dessa constelação familiar.


Ficou evidente que não havia pertencimento entre a mãe e o filho, sendo que o filho chegou a dizer que odiava quando a sua mãe dizia que lhe amava. Ela por sua vez queria educar o filho sem ter condições, nem físicas e nem materiais, visto que precisava trabalhar a noite em dois empregos.


Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção e que vai ao encontro do que o Coaching nos ensina é a importância de tentarmos sempre conhecer um pouco, pelo menos, da história das outras pessoas. Cada um de nós tem a sua história de vida repleta de fatos e acontecimentos marcantes. Apenas julgar e criticar sem conhecer melhor o seu semelhante, parece-me ser um dos maiores males da nossa atualidade porque isso reflete o alto grau de intolerância de que somos acometidos.


O professor Simonetti não queria ter um envolvimento amoroso com a mãe do menino por causa do seu complexo devido as suas queimaduras sofridas quando garoto. A sua revolta pelo fato de Arlene (mãe do Trevor) querer dar mais uma oportunidade para o pai do seu filho que havia indo embora de casa, o deixou muito revoltado, sendo que no fundo a sua preocupação era porque ele temia que o pior pudesse acontecer para o menino.


Este sentimento advinha do seu sofrimento por ter sido agredido brutalmente pelo seu pai, um alcóolatra, que o espancou, colocou gasolina e depois ateou fogo no corpo do filho ainda uma criança. Essa cena mostra a importância de conhecermos melhor uns aos outros.


Na minha opinião a mensagem do filme nos evidencia duas coisas muito importantes:

A primeira é o fato do quanto é possível doarmos amor sincero através de pequenos gestos. A segunda é o fato do quanto uma pessoa pode empoderar as outras, bastando ela acreditar nas suas ideias, nos seus ideais e na sua vontade de realizar o bem. O menino Trevor através da sua crença no que ele considerava possível, conseguiu mobilizar centenas de pessoas, possibilitando a formação de uma corrente do bem. Essa corrente ganhou força


quando um repórter tomou conhecimento do seu projeto e então tudo aconteceu. Isto também mostra a existência da sincronicidade porque o jornalista tinha ido até a tal cidade por outra razão e acabou descobrindo o garoto. Por fim, o Trevor foi assassinado por outros garotos, mas o mais importante foi que ele deixou o seu legado do bem para toda uma comunidade da sua cidade.


#coaching #carreras #carreiras #jorgemenezes #empresasfamiliares #treinamento #palestras #resultado #futuroprofissional #orientacaoprofissional #coachingdecarreira #sucessoprofissional #empresa #company #motivacao #motivation #profissao #empreendedor #coachingfamiliar #lidercoach #jmcarreras

18 visualizações