Todos os direitos reservados a Jorge Menezes Carreras, Coaching & Treinamento © 2018 por DC

  • Jorge Menezes

#5 Dica de Filmes Coach: Prova de Fogo

Atualizado: 9 de Jan de 2019


O filme PROVA DE FOGO tem o seu título relacionado a um dos personagens principais que era um capitão do corpo de bombeiros.


No entanto, o filme deixou para mim a nítida visão de como as pessoas se embrutecem, tornam-se surdas para as palavras do companheiro ou companheira, perdem completamente a sua capacidade de tolerância e não conseguem mais controlar o seu emocional, perdendo completamente o domínio das situações e passando a valer quem conseguir gritar mais. A história gira em torno da vida diária de um casal, ele um capitão do corpo de bombeiros e ela uma profissional de marketing de uma grande empresa.


Os dois viam o mundo ao seu redor de uma maneira diferente, o que seria normal não fosse a total falta de congruência e a falta de vontade de cada um em ceder um pouquinho para que um pudesse entender melhor o outro.


O esposo queria guardar todas as suas economias para comprar um barco e ela queria que ele usasse tal dinheiro para fazer reparos na sua casa.


Ela reclamava do cansaço físico devido as tantas tarefas de casa e os cuidados com o filho pequeno do casal. Ele reclamava que ela estava sempre reclamando dele e de tudo. A situação de convivência ficou insustentável e a capacidade de compreensão e tolerância acabou entre os dois.


O pai do marido tentou de todas as formas provar para o filho que graças a sua devoção a Jesus e a sua reforma íntima, ele tornara-se um homem mais religioso e mais amoroso com o próximo.


Dessa forma, ele podia ver o amor onde outros já não acreditavam que ele ainda pudesse existir. Ele fez de tudo para que o seu filho descesse do seu pedestal de teimosia e egoísmo e entendesse que a sua esposa era uma pessoa maravilhosa, dedicada e o amava muito.


Finalmente o seu filho foi tocado pelas palavras do seu pai e passou a cumprir tarefas diárias durante 43 dias representando cada uma delas uma tentativa de reconquistar a sua amada esposa.




>> Alerta de Spoiler <<


No final quando o casamento já estava recuperado o filho (esposo) descobriu que aquelas tarefas diárias que ele pensara terem sido escritas pelo seu pai, foram na verdade escritas pela sua mãe e entregues ao seu pai para que ele, na época, não fosse embora de casa e assim, eles recuperassem o seu casamento.


O filho ficou surpreso e com a consciência muito tocada, porque ele não dava nenhum valor para as palavras da sua mãe, mas foram as palavras dela que ajudaram a salvar o seu casamento.


Conclusão, precisamos desenvolver em cada um de nós, a capacidade de conhecer melhor as pessoas antes de emitirmos o nosso julgamento. Muitas vezes não conhecemos nem os nossos próprios pais, como nos mostrou este filme no seu final.


#gestaodepessoas #leadercoach #coachingcarreiras #leadership #carrer #consulting #coachee #carrercoaching #coaching #jmcarreras #lider #orientacaoprofissional #sucessoprofissional #empresa #company #motivacao #motivation #empreendedor #jorgemenezes #palestra #treinamento #work #coachingfamiliar #jmcarreras

12 visualizações