Todos os direitos reservados a Jorge Menezes Carreras, Coaching & Treinamento © 2018 por DC

  • Jorge Menezes

9 Passos e Atitudes para uma Carreira De Sucesso!

Atualizado: 6 de Nov de 2019




Para construir-se uma carreira de sucesso, é necessário mantermos um padrão comportamental que seja convergente com o nosso objetivo e que possa resultar, em ações e atitudes que passarão a fazer parte da nossa rotina.


Vejamos alguns exemplos a seguir:


1-Autoconhecimento


É notório em nossos dias que a maioria das pessoas buscam uma carreira de sucesso, mas, não se conhecem o suficiente. Perguntas básicas, mas fundamentais, como quem é você? O que você gosta de fazer? Qual o seu talento natural? Qual a sua maior aptidão? São perguntas para as quais um grande número de pessoas não tem uma resposta pronta e convincente.


A grande maioria das pessoas não sabem responder qual a força que lhes faz vibrar e as faz acordar cedo e sair para mais um dia de trabalho. Muitas não têm a coragem suficiente para buscar as respostas para tais perguntas, dentro de si próprias e passam a vida inteira sem conhecerem a si mesmas.


2-Trabalhar as crenças

As crenças que o próprio meio em que vivemos nos impõe, nos levam a acreditar em muitas coisas sem o devido questionamento. Alguns tipos de crenças, tais como, no final dá tudo certo! quem trabalha muito não ganha dinheiro! são alguns tipos de crenças limitantes que se alojam no nosso subconsciente e mesmo que a gente não perceba, direcionam a forma de conduzirmos nossa vidas, tendo efeito direto sobre a nossa carreira.


Entender e identificar quando essas crenças são positivas ou negativas, nos ajuda a evoluir e abrir espaço para o crescimento pessoal e profissional.


3-Percepção do Sistema


Sempre que existir um grupo de pessoas reunido, se forma um sistema social com papéis e regras claramente definidas, mesmo que muitos não o percebam em um primeiro momento. Entender o sistema no qual estamos inseridos e perceber o seu fluxo natural cria a harmonia. Podemos citar situações diversas, como uma roda de amigos, uma excursão, uma família, etc.


Sempre que alguém estiver liderando um grupo e houver a tentativa de outro alguém também exercer a mesma liderança, o sistema irá se desestabilizar. O mesmo acontece nas empresas onde existe um sistema de comando claramente instalado.


Portanto, entender as regras pré-estabelecidas dentro de uma corporação é uma atitude eficaz e ajudará na construção de uma carreira positiva para os membros integrantes de um mesmo sistema.


4-Apoderar-se


Apoderar-se significa tornar-se dono de alguma coisa. Neste caso refiro-me ao fato das pessoas serem donas das suas atitudes e das suas decisões. É necessário praticar-se o exercício da compreensão de que tudo que acontece nas nossas vidas, seja bom ou ruim, faz parte da nossa capacidade de ressignificação e maturidade, ingredientes necessários para solidificação de um bom perfil profissional.


5-Manter a disciplina


Ser disciplinado deve fazer parte da rotina diária de cada pessoa, por exemplo, tomar banho, ir diariamente para o trabalho, fazer exercícios, cuidar da alimentação, ter controle financeiro e não cometer excessos, entre outros. Manter a devida disciplina torna-se mais difícil para aquelas pessoas que não trazem consigo a inclinação, ou seja, não é algo natural para elas.


Também é comum as pessoas confundirem disciplina com rigidez e severidade. A rigidez limita a capacidade criativa do indivíduo, enquanto a disciplina ajuda o indivíduo a desenvolver a sua capacidade para definir prioridades. Se não houver disciplina nenhum resultado será alcançado na sua plenitude.


6-Projeção


A projeção significa uma projeção futura de algo que queremos alcançar, realizar ou mesmo concluir. Ela refere-se a uma visão de futuro, por exemplo, projeção de metas, planos anuais, quinquenais, plano de carreira, etc., com o foco nas realizações e nas superações dos obstáculos futuros.


A projeção também pode ser olhada sob o ponto de vista da projeção pessoal do indivíduo. Projetar-se e olhar para dentro de si próprio pode nos trazer revelações importantes sobre quem realmente somos, além de nos mostrar de que forma estamos nos apresentando para o mundo.


7-Escutar


O mundo moderno nos cobra a todo instante respostas cada vez mais rápidas e dentro de um tempo cada vez menor. Assim, passamos a responder de uma forma automática a tudo que nós é solicitado ou falado. Nós, cada vez, prestamos menos atenção na pessoa que está a nossa frente falando sobre algo que para ela pode ser muito importante. As pessoas estão mais ansiosas para falar, serem ouvidas e compreendidas nos seus diferentes pontos de vista.


Uma carreira é feita de bons relacionamentos, mas, infelizmente estamos perdendo a nossa capacidade de escutar os outros e de nos relacionarmos melhor. Ouvir as outras pessoas com paciência e disciplina, trata-se de um gesto de respeito e de humildade e pode nos ajudar a resolver inúmeros problemas, pelo simples fato de ouvirmos e compreendermos uma outra pessoa.


8-Capacidade de Negociar


Costuma-se dizer que negociar é uma arte, mas, nem todos possuem a capacidade de visualização sistêmica de uma negociação. Negociar é uma atividade que nos traz de forma intrínseca o confronto de interesses que as vezes resultam em conflitos. Os profissionais devem ter em mente que somos parte de uma complexa engrenagem econômica global onde o grande objetivo é a geração de riquezas. Os conflitos podem ser comerciais, políticos, diplomáticos e também de ordem pessoal.


Um grande número de pessoas não consegue desenvolver uma estrutura emocional que lhes permita ter o equilíbrio necessário para negociar ou para gerenciar conflitos. Elas acabam delegando para alguém a autonomia para negociar em seus lugares. Desta forma, acabam perdendo excelentes oportunidades de projeção das suas carreiras. Desenvolver a habilidade e a capacidade de negociação é fundamental para a conquista de degraus importantes para impulsionar uma carreira.


9-Acreditar


Acreditar é a palavra chave e a mola propulsora que nos impulsiona em direção aos nossos objetivos. Independente da nossa crença religiosa, nós precisamos acreditar que existe algo superior acima de nós, porque é isto que nos motiva e fortalece a nossa esperança. Crer na nossa capacidade é termos a confiança e a certeza de que somos capazes de realizar, que podemos fazer a diferença e alcançar os nosso objetivos, e assim, construirmos uma carreira brilhante e plena de sucesso.


Desejo uma brilhante carreira para todos!


E-mail: contato@jmcarreiras.com.br

WhatsApp:(11)98350-9957

#coaching #carreras #carreiras #jorgemenezes #empresasfamiliares #treinamento #palestras #resultado #futuroprofissional #orientacaoprofissional #coachingdecarreira #sucessoprofissional #empresa #company #motivacao #motivation #profissao #empreendedor #coachingfamiliar #lidercoach #jmcarreras

19 visualizações