• Jorge Menezes

Mentoria x Coaching: Esclarecendo Conceitos!

Atualizado: 17 de Abr de 2019

Os profissionais que trabalham com o Coaching ou são estudiosos do tema, com certeza já se depararam com a clássica pergunta:


Qual a diferença entre Coaching e Mentoria?


A princípio, pode parecer que estamos falando da mesma coisa e que ambas buscam o mesmo objetivo. Porém, é possível observar diferenças claras as quais impactam distintamente nos resultados práticos entre o Coaching e a Mentoria.


Por isso, vamos primeiro entender a definição dos dois processos, permitindo, assim, uma melhor compreensão sobre ambos.


O Coaching é um processo que maximiza resultados que transformem a vida pessoal e profissional de uma pessoa, em um determinado e curto espaço de tempo.


O profissional de Coaching, irá trabalhar de maneira personalizada para que o seu cliente alcance seus objetivos, através do empenho e do foco em ações direcionadas, sempre considerando as metas pessoais e profissionais da pessoa.


O Coach é o profissional que traça um perfil e define etapas a serem seguidas pelo seu cliente. O objetivo é elevar a condição atual da pessoa para um degrau superior, através de sessões semanais, quinzenais ou mensais. Durante essas sessões, serão definidas as tarefas a serem executadas pelo Coachee.


Também, são estabelecidas metas com prazos determinados e os resultados virão como consequência desse planejamento. Todo esse processo será conduzido através da auto reflexão e do autoconhecimento, utilizando uma metodologia composta de perguntas.



O Coach não indica caminhos, porém, ele ajuda as pessoas a descobrirem seus caminhos por meio da auto reflexão.


A Mentoria de Negócios é um processo de compartilhamento de conhecimentos e experiências, que ocorre entre o Mentor, profissional de Mentoring, e os profissionais mais jovens, permitindo que eles coloquem tal aprendizado em prática em suas jornadas de trabalho. É uma metodologia de exemplos, que traça paralelos do conhecimento do Mentor com a situação atual de outras pessoas.


O Mentor, geralmente é um profissional mais velho e detentor de grande experiência profissional o qual aconselha profissionalmente, outras pessoas que estão na fase inicial de suas carreiras, ou mesmo executivos e profissionais que ocupem cargos de liderança e desejam redirecionar suas respectivas carreiras.


Uma condição básica para um profissional ser um Mentor, é a necessidade dele ter passado por várias empresas e ter vivenciado inúmeras situações diferentes no seu convívio com o dia-a-dia das corporações. Na sua bagagem de conhecimento, ele precisar trazer consigo o seu preparo intelectual, mas, acima de tudo, toda a sua experiência adquirida durante os anos percorridos ao longo da sua carreira.


Os Mentores são cada vez mais requisitados pelas empresa familiares, para trabalharem como consultores dos donos dessas empresas. Esse trabalho de Mentoria, engloba tarefas de reestruturação de diferentes áreas, definição de novas estratégias de mercado e a preparação de um herdeiro para ser o futuro sucessor do fundador da empresa.


Normalmente, espera-se de um Mentor o perfil de uma pessoa com larga experiência profissional e de vida, e de preferência que conheça o mercado de atuação da empresa do seu cliente.


Por isso, é recomendável que o Mentor priorize a sua atividade profissional, para empresas atuantes nos mercados onde ele já trabalhou e não para mercados desconhecidos.


A Mentoria é um processo de aconselhamento, indicação de caminhos e de propostas de soluções, porém, a decisão final será sempre do cliente.


#instacoach #gestaodepessoas #rh #leadercoach #coachingcarreiras #leadership #carrer #consulting #coachee #carrercoaching #coaching #jmcarreras #lider #orientacaoprofissional #sucessoprofissional #empresa #company #motivacao #motivation #empreendedor #jorgemenezes #palestra #treinamento #work #coachingfamiliar

5 visualizações

Todos os direitos reservados a Jorge Menezes Carreras, Coaching & Treinamento © 2018 por DC