• Jorge Menezes

O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar.


O óbvio é tudo aquilo que é entendido por si só, algo muito claro, que salta aos nossos olhos, que não precisa ser explicado.Mas o “óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar”, segundo Clarice Lispector, escritora brasileira.


E você, tem se preocupado com o óbvio? Como você se diferencia da multidão? Devemos lembrar-nos que, embora, surpreendente, a maioria das pessoas desconsidera as tarefas e as obrigações consideradas óbvias na busca pela sua excelência e qualidade.


Em outras palavras, elas não olham ao seu redor para visualizarem as coisas óbvias que precisam ser realizadas. Elas esquecem-se de que os grandes sucessos e os grandes desastres acontecem a partir das pequenas coisas, dos pequenos detalhes, a partir do óbvio.


O erro de profissionais de longos anos de experiência é pensar, erroneamente, que o óbvio para si é o óbvio para os outros. E ignorar isto pode custar caro como a perda de clientes, o insucesso da sua carreira, o desmanche de uma amizade, uma comunicação ruim. O cliente pode se sentir prejudicado por não saber o que você está falando ou o que você quer dizer para ele.


Por isso, é importante que se evite tratar o seu cliente como especialista. Isso dificulta a escolha do cliente pelo seu produto. Um bom exemplo, são médicos que não explicam o diagnóstico ou revelam a doença, ou não informam que para aquele tipo de infecção, o remédio começará a fazer efeito e a febre diminuirá a partir do terceiro dia do tratamento. O paciente não tem obrigação de saber, porque ele não é médico.


É sabido que as pessoas necessitam repetidamente ouvir as mesmas coisas para se motivarem e voltarem a acreditar em si mesmas. O óbvio está ao alcance de todos, mas, é também difícil de ser visto até que alguém o expresse com clareza.


Segundo Jacob Pétry, jornalista e autor do livro “O Óbvio Que Ignoramos”, o óbvio são as simples atitudes que nos fazem ter sucesso em tudo o que realizamos e que precisam ser frequentemente recordadas, pois, sendo óbvias passam desapercebidas e até esquecidas.


Não devemos ter medo do óbvio, não devemos nos envergonhar de perguntar o óbvio, porque o que pode ser óbvio para você poderá não ser para mim.


Sair do óbvio não significa fazer algo obrigatoriamente novo, mas fazer algo diferente do comum e que em muitas situações acaba sendo o próprio óbvio, o qual muitas vezes nós deixamos de lado.


O consultor de empresas Carlos Júlio, comentarista da rádio CBN no programa Gestão Descomplicada, costuma dizer que as empresas bem sucedidas são aquelas que fazem “o feijão com arroz de maneira bem feita”.


Isso nos evidencia que a partir de atitudes simples e ao alcance de todos, um mundo repleto de oportunidades e desafios se abre e só depende de você.


Pense sempre que o que comum e rotineiro para você pode ser algo inovador para a outra pessoa. Óbvio que um relacionamento não sobrevive a contínuas brigas, óbvio que comer depressa faz mal. Tudo isso parece óbvio, mas não para todas as pessoas.

Um verdadeiro Líder usa da sua capacidade de empatia para orientar os seus comandados.


Pense que se você é um Executivo ou um “homem de negócios” bem sucedido, foi porque você teve melhores oportunidades, mas, isso não lhe garante que você sempre enxergará o óbvio.


Isso também não significa que todos devem ter a mesma visão que você e a mesma capacidade de compreensão que você para enxergar óbvio.  Portanto, não subestime e não presuma que os seus liderados possuem a mesma capacidade que você tem de visualizar as coisas óbvias da vida.


No campo dos negócios procure sempre explicar ao seu cliente como funciona a sua empresa, suas diretrizes e a sua política comercial.


Enfim, torne claras as razões e o convença do porquê ele deve comprar o seu produto e não o do seu concorrente. Além disso, busque adaptar a linguagem para cada cliente. Um idoso, por exemplo, tem mais dúvidas que um adolescente para comprar um celular novo.


Conclusão, lembre-se sempre que o óbvio é aquilo que ninguém enxerga, até que alguém o expresse com simplicidade e clareza.


#obvio #ClariceLispector #profissional #JacobPetry #ObvioQueIgnoramos #CBN #GestaoDescomplicada #negocio #politicacomercial #ibc #coaching #joserobertomarques #ibccoaching #mastercoach #coach #coachee #instacoach #gestaodepessoas #rh #carrercoaching #coaching #jmcarreras #lider #sucessoprofissional #empresa #palestra #treinamento #coachingfamiliar #motivavao

162 visualizações

Todos os direitos reservados a Jorge Menezes Carreras, Coaching & Treinamento © 2018 por DC