• Jorge Menezes

O Poder do Foco e a Perda do Foco

Atualizado: 9 de Jan de 2019



O foco é uma característica indispensável para qualquer pessoa, independentemente da atividade que ela desempenha.


Seja para realizar algum projeto, para estudar, para trabalhar, para cuidar da casa ou mesmo para praticar atividades físicas. Manter o foco é fundamental para realizarmos tudo com dedicação, empenho e qualidade.


A concentração nos auxilia não apenas a organizar as tarefas diárias, mas a não perder o controle sobre nossas obrigações.


Confira dicas preciosas de como manter o foco em seu dia a dia:


Acorde cedo


Acordar cedo pode ser um grande desafio para muitas pessoas, mas o dia tende a render muito mais quando começa mais cedo


Planeje seu dia


Liste todas as coisas que você precisa fazer no dia, estipulando os horários para que cada tarefa seja realizada. Assim, seu dia fica mais organizado.


Cuidado com as distrações


Já parou para pensar em quanto tempo você gasta mexendo no celular quando inicia qualquer atividade? Manter a concentração é fundamental para ter um dia mais produtivo. Evite distrações com ligações pessoais, redes sociais e se preocupe em realizar primeiro suas tarefas mais importantes.


Uma coisa de cada vez


Uma das coisas que mais nos impedem de manter o foco é fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Tentar ser multitarefa prejudica a atenção e compromete a qualidade das atividades que nos propomos a fazer. Ao fazer várias coisas de forma rápida, você não dá a devida atenção que cada atividade merece.


Principais Razões Que Levam uma Pessoa a Ficar Sem Foco


Manter o foco é fundamental para conseguir realizar as tarefas do dia a dia e seguir firme em direção aos seus objetivos. Mas, por motivos diferentes, muitas pessoas têm problemas para conseguirem se concentrar e realizarem suas metas. Se esse é o seu caso, continue lendo este artigo porque ele lhe ajudará a melhorar o seu poder de concentração.


Dicas Poderosas Para Vencer a Falta de Foco


1 – Concentre-se em Uma Coisa de Cada Vez


O grande filósofo chinês Confúcio sabiamente disse que aquele que tenta perseguir dois coelhos de uma vez só não consegue capturar nenhum, e ele tinha toda a razão. Tentar se concentrar em duas ou mais atividades ao mesmo tempo, apenas servirá para desperdiçar o seu tempo e a sua energia.


2 – Elimine as Distrações


Se você é do tipo que se distrai com facilidade, é importante que elimine as distrações do ambiente. A primeira medida é desabilitar as notificações do celular ou colocá-lo no modo silencioso, assim não há o risco de ligações, mensagens ou e-mails atrapalharem o seu foco. Aos poucos é possível identificar quais são as coisas que atrapalham o seu foco e, assim, eliminá-las do ambiente.


3 – Relaxe a Mente


Mentes ansiosas tendem a pensar em muitas coisas ao mesmo tempo e, assim, comprometerem o foco. Se esse é o seu caso, procure relaxar a mente antes de começar a realizar atividades que precisem da sua concentração. Algumas formas interessantes e fáceis incluem exercícios de respiração e a prática da meditação


4 – Organize o Ambiente


O ambiente em que se está tem uma grande influência sobre a sua concentração. Lugares desorganizados, cheios de objetos fora do lugar, podem impedir que se mantenha o foco no que está fazendo. Elimine papéis e itens que não tenham utilidade e lembre-se sempre que menos é mais.


5 – Defina as Suas Metas


Uma forma eficaz de manter o foco em uma tarefa é pensar no resultado dela. Se você deseja se concentrar para estudar, pense que tem como objetivo ser aprovado em um concurso ou vestibular, por exemplo. Por isso, registre suas metas e defina os passos que irá seguir para alcançar cada uma delas.


6 – Priorize o Que é Realmente Importante


Ao definir quais são as suas metas será possível identificar, também, as suas prioridades, ou seja, as coisas que considera mais importantes. A priorização irá te levar a tomar decisões de maneira mais assertiva, considerando os seus objetivos e o que te faz feliz.


7 – Pratique Exercícios Físicos


Por mais que lhe pareça que uma coisa não tem nada a ver com a outra, saiba que praticar atividades físicas regularmente também pode lhe ajudar a ter mais foco. Manter o corpo em movimento proporciona mais energia, traz diversos benefícios para a saúde e é uma maneira poderosa de reduzir o estresse e a ansiedade.


Espero que as dicas compartilhadas lhe ajudem a reencontrar o seu foco e dar o seu melhor em tudo o que fizer. Quando se tem objetivos bem traçados torna-se mais fácil se manter firme em direção a eles. Por isso, mantenha o foco e continue caminhando, pois o sucesso te espera!


Permita-se ir além, e o poder lhe será dado!


#coaching #carreras #carreiras #jorgemenezes #empresasfamiliares #treinamento #palestras #resultado #futuroprofissional #orientacaoprofissional #coachingdecarreira #sucessoprofissional #empresa #company #motivacao #motivation #profissao #empreendedor #coachingfamiliar #lidercoach #jmcarreras

8 visualizações

Todos os direitos reservados a Jorge Menezes Carreras, Coaching & Treinamento © 2018 por DC