• Jorge Menezes

O que é o Business Coaching?

O Business Coaching é o processo que busca aumentar o desempenho organizacional, a partir de um trabalho personalizado, para atender às necessidades humanas do negócio em uma equipe ou área específica de uma empresa. Ele pode ser aplicado à todos os tipos de negócios, familiares ou não, podendo tomar diferentes formas e proporções.


O Business Coaching tem como finalidade ajudar empresários e empreendedores a impulsionarem seus negócios, a partir do desenvolvimento de competências e do desenvolvimento de estratégias e planos de negócios.


Essa é uma tendência que se fortalece, entre os pequenos e médios empresários, que buscam maximizar os seus resultados em um curto período de tempo, além, de identificar novas oportunidades de mercado.


Esses empreendedores nem sempre detém bom conhecimento do seu mercado, e não conhecem a maioria dos agentes no mercado onde atuam.


O Coaching de Negócios produz mudanças positivas e duradouras no empreendedor, em sua equipe, nos seus negócios e nos seus resultados financeiros. É indicado para empresários, comerciantes e profissionais autônomos que buscam impulsionar seus negócios e obter sucesso.


Tendo o foco no resultado, o Coaching de Negócios exige análises e ações altamente concretas. Por isso, ao criar o perfil de uma empresa de forma estruturada e objetiva, o Coach e o seu cliente, podem detectar e analisar fatores que estejam afetando de forma negativa, os resultados da sua empresa.


Estudos mostram que na maioria das empresas os funcionários desempenham somente 60% da sua capacidade de performance e execução. Essa falta de uma maior performance pode tornar-se, rapidamente, um problema crítico para as empresas. Por isso, nós profissionais do Coaching, devemos entender que o comportamento humano e os fatores que determinam a sua maior ou menor motivação é de real importância.


A seguir elencamos pontos para reflexão sobre o Coaching de Negócios:


· Os Coaches precisam entender os diferentes papéis dos gestores do negócio, a visão, a missão e as diretrizes da empresa, antes de começarem a trabalhar a quebra e mudança de alguns paradigmas desses gestores.


· O estabelecimento de metas é o segredo chave para o sucesso de qualquer projeto de negócios. Se o Coach tiver uma ideia clara dos negócios do seu cliente, ele consegue de forma, mais fácil, a adesão de gestores e funcionários da empresa. É preciso usar a transparência e objetividade.


· Muitos negócios fracassam devido à falta de metas objetivas e inovadoras, o que impede situações de estabilidade e crescimento dos negócios. Os gestores de um negócio, podem criar um clima de motivação entre os empregados, estabelecendo

Metas, transparentes e objetivas, além, de implantar sistemas justos de pagamento de comissão, sobre a performance alcançada através das metas.


· O Coach pode ajudar o dono do negócio, a mudar o seu comportamento totalmente voltado para a solução de problemas, para uma mentalidade com foco na busca de soluções e crescimento, através de ações estratégicas. Essa mudança de foco é fundamental para o sucesso do empresário e do seu negócio.


· Existem inúmeros casos, de empreendedores que começam de forma correta o seu negócio, e depois se perdem ao se envolveram nas atividades operacionais e de gestão, sem terem a necessária habilidade. Dessa forma, ele perde o foco e se afasta da sua essência de homem de negócios, transformando-se em um operacional, as vezes medíocre.


· O Coach pode ajudar e assessorar o dono do negócio a aumentar a sua consciência, o seu entendimento e a sua compreensão em como tornar-se um líder melhor para a sua equipe.


· Orientar o dono de um negócio a gerenciar melhor o seu tempo é uma tarefa fundamental e necessária. É importante trabalhar com o dono da empresa, a sua capacidade de se auto gerenciar. Ele precisa identificar as suas prioridades e onde utilizar melhor o seu tempo.


· O Coach precisa trabalhar para melhorar o processo de tomada de decisão do dono do negócio. É algo comum os donos de empresas familiares, tomarem a maioria das suas decisões baseadas no estado emocional do momento. Isso ocorre com frequência quando as decisões dizem, respeito especialmente as pessoas. Essas situações resultam sempre em prejuízo para a empresa.


· Equipes: a maioria das equipes possui potencial suficiente para serem melhores, porém, a falta de uma liderança efetiva, torna mais difícil alcançar esse objetivo. Os Coaches, podem ajudar a conduzir o processo de mudança e melhora das habilidades e competências, dessas equipes, através da aplicação de princípios de gestão de pessoas e formação de equipes.


· Delegação: a dificuldade dos donos de empresas familiares, na sua maioria, é a delegação das tarefas. A partir do momento que a empresa atinge um determinado grau de crescimento, o dilema desses empresários tende a aumentar. O Coach ajudará empresário a entender melhor as razões que estão por detrás de sua relutância e melhorar a sua capacidade de delegar.


Vantagens que o Coaching de Negócios proporciona para as empresas:


· Auxilio para um bom desenvolvimento de um plano de negócios;

· Estabelecimento de objetivos e estratégias claras para alcançá-los;

· Identificação e melhor utilização de talentos e pontos fortes;

· Identificação e eliminação de bloqueios internos;

· Desenvolver um melhor poder de análise e tomada de decisão;

· Melhora na comunicação e relacionamentos profissionais;


Se este artigo foi capaz de lhe fazer refletir, pelo menos sobre um dos tópicos nele mencionado, então é hora de você empresário, procurar um profissional de Coaching para lhe ajudar.

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